Este livro está em Revisão aberta. Suas impressões são importantes para torná-lo melhor para você e para outros estudantes. Você pode anotar alguns textos selecionando-os com o cursor e clicando no menu popup. Você também pode ler anotações de outras pessoas: Clique no canto superior direito da página

Prefácio

A principal motivação em escrever este livro tem sido incentivar estudantes de direito a realizar pesquisas empíricas quantitativas. A psicologia desenvolveu a psicometria e a economia desenvolveu a econometria, cada uma com objeto e métodos próprios. Cabe ao jurista assumir a tarefa de desenvolver métodos quantitativos próprios para análise da prática do direito, seja nas cortes, nos escritórios de advocacia, nos departamentos jurídicos das empresas ou ongs e mesmo do direito achado na rua.

Minha expectativa é a de que, não somente as faculdades de direito criem as respectivas cadeiras de jurimetria, mas também as escolas da magistratura, do Ministério Público, da Defensoria Pública e das procuradorias dos estados, incorporem a jurimetria como parte da formação de seus profissionais.

Até pouco mais de dez anos, a jurimetria, enquanto campo específico de estudo, era praticamente desconhecida. Foi o trabalho pioneiro do professor Marcelo Guedes Nunes, ao defender em 2012 sua tese de doutorado sobre o tema e criar a Associação Brasileira de Jurimetria, que esta disciplina ganhou fôlego a passou a ser disseminada.

Convenções neste livro

  • Itálico novos termos, nomes, botões e similares.

  • Texto com largura constante geralmente usado em parágrafos para indicar o código R. Isso inclui comandos, variáveis, funções, tipos de dados, bases e nomes de arquivos.

  • Texto com largura constante em fundo cinza indica R código que foi digitado literalmente por você. Pode parecer em parágrafos para melhor distinção entre códigos executáveis e e não executáveis, mas será encontrado principalmente em forma de blocos largos de códig R. Esses blocos são referidos como trechos de códigos (code chunks).

Agradecimentos

Devo muito à minha esposa Melissa, não somente pelo constante incentivo, mas também pelos frequentes conselhos sobre como conduzir o meu trabalho.

Aos colegas da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), especialmente ao Julio Trecenti, por haver me introduzido à jurimetria e, com isso, resgatar a minha paixão adolescente por exatas a fim de aplicá-la ao direito.

Os professores Marcos e Lorena Barbiera me iniciaram no mundo dos métodos quantitativos. A eles um especial agradecimento. O ambiente colaborativo da comunidade do R foi terra fecunda onde plantei as sementes que hoje geram este e tantos outros frutos open source.


Creative Commons License

This book is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.