1.1 Problemas do mundo real
Suponha que você foi contratado por um familiar de alguém que foi preso há dois dias em flagrante delito sob suspeita de ter praticado tráfico de drogas. Os autos de inquérito policial foram distribuídos para a vara n O flagrante foi convertido em prisão preventiva,1. Você toma conhecimento de que na vara em que tramita o processo foram julgados 754 pedidos de liberdade provisória em casos similares ao seu no último ano.2 Desses, 420 foram julgados favoravelmente ao pedido de liberdade provisória. Você faz as contas e verifica que 0,56, ou 56%, dos pedidos foram concedidos, isto é, a maioria. Suponho que você deve ter se perguntado: Aquela vara realmente tende a conceder mais pedidos de liberdade provisória do que negar? Esta proporção é suficiente para você dizer aos familiares que está confiante de que o juiz irá conceder a liberdade provisória?
Suponha agora que você expandiu o período e elevou o número de casos para 2500, fez os cálculos e chegou a uma proporção não muito distante da primeira, agora 0,57. Os valores são similares, mas intuitivamente a informação é melhor, pois baseada em um maior número de casos. O quão distante o risco relativo de 0,57, que chamaremos de parâmetro de interesse \(\theta\), para concessão está de 1? A resposta a esta questão requer a formulação de um modelo estocátisco que descreva os dados observados. A análise estatística lhe ajuda a passar dos dados observados para realizar declarações acerca do parâmetro de interesse \(\theta\).
Como você deve ter observado, a incerteza permeia o mundo dos fatos e das relações. Se estou prestando concurso público para ser promotor, defensor, juiz ou oficial de justiça, diante da minha nota, quais as minhas chances de ser aprovado e ser convocado? A jurimetria é o único ramo do direito que se dedica a medir a incerteza diante da limitação de informação disponível. Seu objetivo não é eliminar a incerteza, mas quantificá-la. Com efeito, a incerteza permanecerá mesmo depois de conduzida a análise.