Capítulo 3 Obtenção dos dados
O procedimento abaixo percorre o caminho para baixar, limpar e organizar as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a ação de reclamação. Para realizar este procedimento, utilizou-se um conjunto de rotinas de computador. Esse conjunto de rotinas foi criado dentro do ambiente de programação estatística R. A cada uma das rotinas é dado um nome. Esses nomes são agrupados no aplicativo conhecido como package
(pacote de funções) de uma determinada linguagem de programação. A esse pacote também é dado um nome, que no caso se chama stf. Uma vez incorporadas num aplicativo, as rotinas, doravante chamadas de funções, podem ser facilmente reutilizadas, bastando chamá-las pelo nome e informar os argumentos para sua execução dentro de parênteses.
A utilização do pacote stf
confere replicabilidade e reprodutibilidade à pesquisa. As pesquisas científicas atuais, especialmente as quantitativas, caminham no sentido de garantir a reprodutibilidade, isto é, o caminho percorrido pelo pesquisador no processo de coleta, organização, exploração e análise dos dados, pode ser reproduzido por qualquer outra pesquisadora que tenha familiaridade com o programa utilizado. Reproducibilidade significa usar os mesmos dados e a mesma análise (códigos e modelos) e chegar aos mesmos resultados. Replicabilidade significa aproveitar o mesmo método (código e análise) para aplicá-los a novos dados.
O R
é um ambiente de programação com código aberto e gratuio. Igualmente, o pacote stf é de livre acesso. Para acessá-lo, basta clicar no seguinte link. Ali se encontram as orientações sobre como utilizá-lo.
O pacote stf foi construído pensando em oferecer a acadêmicos de direito, de estatística e de ciência da computação, ferramentas para condução de suas análises sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal.