Este livro está em Revisão aberta. Suas impressões são importantes para torná-lo melhor para você e para outros estudantes. Você pode anotar alguns textos selecionando-os com o cursor e clicando no menu popup. Você também pode ler anotações de outras pessoas: Clique no canto superior direito da página

1.3 Dedutiva ou indutiva?

Frequentemente estudantes me perguntam se a jurimetria é indutiva ou dedutiva. A depender da aspecto levado em consideração, ela pode se apresentar como dedutiva ou como indutiva. Ao desenvolver o modelo matemático para lidar com o aspecto aleatório dos eventos, ela não carece de argumentos e, nesse aspecto é dedutiva. Por outro lado, ao observar os fatos e a partir deles realizar inferências, percorre-se um processo indutivo e daí surge o problema de separar o estocástico do sistemático. O pesquisador se engaja no esforço por identificar uma relação determinística de causa efeito, mas está sempre às voltas com aspectos aleatórios.

Mesmo que você não venha a aplicar métodos quantitativos nas suas pesquisas, aprender estatística é fundamental por vários motivos:

1 - Nós estamos circunvizinhados por números. As notícias veiculadas na mídia divulgam dados diariamente. Saber ler criticamente esses dados torna-nos menos suscetíveis a manipulações.

2 -