Este livro está em Revisão aberta. Suas impressões são importantes para torná-lo melhor para você e para outros estudantes. Você pode anotar alguns textos selecionando-os com o cursor e clicando no menu popup. Você também pode ler anotações de outras pessoas: Clique no canto superior direito da página

1.5 Funções no R

O R opera por meio da chamada de funções. Por exemplo, para calcular a raiz quadrada de um número, você usa a função sqrd:

sqrd(4)

Está função irá produzir o número dois no console do R. É assim que opera a maioria das funções no R. Se você associar o resultado a um nome, em vez de mostrar o resultado no console, esta função irá alojar o resultado no nome que você der. Para ver o resultado, você deve imprimi-lo no console, usando a função print ou simplesmente digitando o objeto:

a <- sqrd(9)
print(a) 

Se você chamar a função sem os parênteses, o R irá mostrar o código utilizado quando você chama a função:

factorial

Então, para chamar uma função, você sempre deve utilizar parênteses. Dentro deles, você deve colocar os argumentos da função. Veremos isso em pormenor no próximo tópico. Se você quer saber para que serve e como opera uma função, você deve colocar o símbolo de interrogação antes da função, sem necessidade de incluir os parênteses:

?sqrt