Perguntas mais frequentes


Quem pode se inscrever no curso?

Qualquer pessoa pode participar do curso, mas ele é particularmente destinado a pessoas formadas em direito.

Eu preciso conhecer estatística para participar?

Não. As partes do curso que envolvem análise estatística serão predominantemente conceituais. O curso focará principalmente na coleta e organização dos dados. A parte analítica serve mais para que os participantes tenham dimensão das possibilidades de análise. Para aplicar métodos estatísticos é necessário treinamento específico e de longa duração.

Dito isso, os participante com noções básicas de estatística e machine learning seguramente aproveitarão melhor o curso.

Eu preciso saber programar em R para participar do curso?

Não. A primeira aula servirá para familiarizá-la com o R. Nas demais aulas, iremos usar ferramentas intuitivas que não exigem aprofundamento.

Mas eu vou aprender a programar em R durante o curso?

Você vai familiarizar-se com o ambiente do R, o que certamente servirá de incentivo para você continuar aprendendo.

Por que não usar Python em vez de R?

A principal razão é porque o instrutor é especialista em R. Além disso, a jurimetria no Brasil foi desenvolvida inicialmente no ambiente R.

Dito isso, nada impede que você aplique o aprendido em outra linguagem.

Eu preciso ter o R instalado no meu computador para participar do curso?

Não. Para evitar dificuldades com instalações e queixas como: “Por que não funciona no meu computador?”, eu optei por oferecer a todos os inscritos acesso a uma máquina na núvem com o R e todas as dependências já instalados e inclusive os tutoriais.

No entanto, para garantir que você instale o R também no seu computador, eu dedicarei um tempo exclusivo para ajudar cada um dos participantes interessados a instalar o R no Windows, Mac ou Linux.

Eu terei acesso a algum material didático?

Sim. Mesmo que você não participe do curso, o material didático é de livre acesso. Pode usar, alterar, partilhar, só não pode vender. O material já está pronto, mas como só recentente eu decidi o que entra e o que não entra, nos próximos dias você terá acesso ao conteúdo completo.

O curso irá realmente cobrir todos os tópicos mencionados no programa?

Sim. Ainda assim, como medida preventiva, caso não algum tópico não seja propriamente transmitido por falta de tempo, eu fiz uma pré-reserva do espaço para mais um período de oito horas.